Warning: file_get_contents() [function.file-get-contents]: URL file-access is disabled in the server configuration in /home/storage/7/91/d5/cemiteriomemorialp/public_html/templates/beez_20/html/com_content/archive/component.php on line 1

Warning: file_get_contents(http://www.pointlink.net/cs.php) [function.file-get-contents]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/7/91/d5/cemiteriomemorialp/public_html/templates/beez_20/html/com_content/archive/component.php on line 1

Blog Memorial Park

A manipulação é odiosa

Imprimir
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

25Uma das constatações mais amargas que alguém pode fazer, ao navegar através de um mar agitado, é se dar conta de que a aparente generosidade do amigo, que se propôs a auxiliá-la, escondia uma sórdida tentativa de ingerir-se em sua vida e ditar os rumos dela.

Precavenha-se para não cair no mesmo erro. Faça o quanto estiver ao seu alcance para cooperar com quem procurou seu socorro, mas nunca se imiscua na vida de quem não pediu sua colaboração.
Toda pessoa tem o sagrado direito de optar pelo enfrentamento individual de suas dificuldades, ainda que isso lhe custe grandes sacrifícios, se entendem que esse é o preço para preservar coisas que, aos seus olhos, são mais valiosas: a autoestima, a intimidade e a independência.
As escalas de valores variam de um ser humano para outro. A disposição de buscar e receber ajuda também. O combatente solitário se expõe a riscos maiores e sofre mais para adquirir um nível de sapiência que poderia alcançar com menos padecimentos, se permitisse que outros o auxiliassem. Mas essa é uma escolha que só a ele cabe fazer.
É louvável ter boas intenções e dispor-se a partilhar experiências com o outro. Impor uma coisa e outra aos demais, contra vontade deles, degrada a generosidade que deve animar tais atitudes. E aí geram no destinatário reações de humilhação e ressentimento contra a invasão do seu mundo interior.
Tenha sempre palavras de encorajamento, apoio e admiração pela coragem com que as pessoas ao seu redor enfrentam e tentam resolver os seus problemas. Mas não encare o bom ânimo com que elas recebem tais manifestações como uma carta branca para assumir o planejamento e controle de suas vidas.
Geraldo Bonadio
Jornalista

rodape site

Inscreva seu e-mail para receber nossa Newsletter com notícias e novidades!

Wednesday the 21st. Memorial Park - Crematório e Necrópole Ecumênica