A opção pela cremação

Procedimento milenar, a cremação tem sido a escolha cada vez mais frequente para as famílias brasileiras desde os anos 70 e para as famílias da região de Sorocaba desde 1996, quando o Memorial Park incorporou o crematório ao cemitério.

A cremação já foi um processo mais desconhecido e de menor interesse em relação ao tradicional sepultamento, que ainda se mantém como o procedimento preferencial. Porém, a disponibilidade da cremação em Sorocaba, oferecida com exclusividade pelo Memorial Park, torna este serviço mais acessível.

Há cerca de cinquenta anos os brasileiros têm optado pela cremação motivados por diferentes razões. Entre elas está a vantagem financeira, uma vez que o processo de cremação oferece uma relação de custo e benefício mais interessante, pois dispensa a necessidade de manutenção de jazigo. Outro motivo para adesão à cremação é a possibilidade de diminuir o impacto sobre o meio ambiente, já que os restos mortais se reduzem a cinzas. Mas um motivo que vem sendo bastante valorizado diz respeito ao cerimonial pós-cremação. Há quem deseje que as cinzas permaneçam no cemitério. Para isso, o Memorial Park oferece uma sala de guarda, também preparada para visitação. Porém, há quem deseje levar as cinzas para algum lugar especial, geralmente, um lugar apreciado pela pessoa falecida, como o mar, o rio ou as montanhas, e fazer ali o depósito das cinzas em uma cerimônia de integração eterna da pessoa com a natureza.

Esse processo de mudança de costumes culturais vem acompanhado do desenvolvimento tecnológico para realizar a cremação. O principal recurso necessário são grandes e potentes fornos que produzem altas temperaturas, para que o processo de cremação, que é individual, ocorra em um tempo médio de duas horas. Mas o equipamento não é tudo. O crematório precisa atender a uma série de requisitos legais e sanitários para suas operações. Além deles, no Memorial Park, há ainda toda uma estrutura para oferecer às famílias da cidade e da região a hospitalidade necessária para a realização da cerimônia de cremação. Uma das opções é a sala em formato de auditório para a despedida final de corpo presente, que será imediatamente encaminhado para o recinto da cremação. Após a cerimônia a família recebe as cinzas armazenadas em urna.

A equipe do Memorial Park está preparada para atender os interessados e solucionar todas as dúvidas relacionadas ao processo de cremação, incluindo informações sobre a documentação necessária, prazos e planos. Os contatos podem ser feitos por telefone, Whatsapp, e-mail ou na estrutura administrativa do cemitério.